O que é Marketing de Conteúdo? Como pode ajudar a minha empresa?

Milhares de empresas ao redor do mundo se perguntam todos os dias: “Como eu posso aumentar mais a minha base de clientes e gerar mais negócios lucrativos para minha sobrevivência?”. O Marketing de Conteúdo pode ser uma dessas respostas.

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Marketing de Conteúdo nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa atrair clientes por meio do uso de conteúdos estratégicos e relevantes, que agreguem valor, gerem autoridade e influenciem o interesse das pessoas naquilo que está sendo comercializado.

Diferente da publicidade que tem uma veia mais COMERCIAL, que busca VENDER por meio de atrativos de PREÇO ou PROMOÇÕES, o Marketing de Conteúdo agrega valor a comunicação da empresa e gera empatia do consumidor com a marca, criando assim uma relação mais engajada e sólida.

No Marketing de Conteúdo, valor é a bola da vez. Não adianta apenas criar, precisa pensar estrategicamente e entender o que aquele conteúdo PRECISA causar em quem o recebe. É estudo, é prática e principalmente ESTRATÉGIA!

INBOUND MARKETING

Com certeza, se você pesquisou no Google a respeito de Marketing de Conteúdo, deve ter esbarrado nesse termo também: INBOUND MARKETING.

O Inbound Marketing se refere a captação de clientes de forma menos invasiva e mais atrativa, é como se fosse um convite sutil para um café e daquele café uma relação mais duradoura surgir.

O Inbound Marketing se baseia em quatro pilares:

ATRAIR, CONVERTER, VENDER e ENCANTAR.

Atrair – Por meio de conteúdo estratégico e relevante, que traga pessoas interessadas a consumir o seu produto ou serviço.

Converter – Transformar PROSPECTS em LEADS, ou seja, captar de forma segura um potencial cliente para que ele de fato se torne alguém interessado em comprar.

Vender – Momento estratégico, hora de fechar a venda com seu LEAD demonstrando que o seu produto ou serviço é aquilo que ele precisa e buscava.

Encantar – Algumas empresas chamam de pós-venda, no Inbound Marketing nós chamamos de relacionamento.

Isso mesmo, a experiência de compra do cliente não termina na venda em si, mas vai além disso, entregando um suporte especializado quando necessário, tirando dúvidas e atendendo-o de forma amigável após a compra, impactando seu dia a dia com novos conteúdos atrativos e compartilháveis, tudo isso de forma estratégica, pensando em manter essa relação a mais duradoura possível.

Ok, agora que você já entendeu o que é Marketing de Conteúdo e Inboud Marketing, vamos te explicar um pouco mais sobre as vantagens de se trabalhar esse tipo de estratégia.

  1. MAIS VISITAS AO SEU SITE

    Tráfego é um ponto importante quando falamos numa estratégia voltada ao Marketing de Conteúdo, afinal, conteúdos relevantes tendem a aumentar a procura de clientes. Então, utilizar de assuntos que solucionem um problema, tirem alguma dúvida e gerem uma sensação de recompensa ao leitor é de extrema importância dentro dessa estratégia.

    Isso irá chamar a atenção do público e pode ser a porta de entrada para visitantes recorrentes. Sem contar que conteúdos bem produzidos tendem a ser melhores aceitos pelos mecanismos de pesquisas, como o Google.

  2. ENGAJAMENTO E COMPARTILHAMENTO

    Ter sua marca reconhecida e considerada como uma autoridade do assunto gera mais aceitação entre o público consumidor e pode a longo prazo determinar tendências de mercado.

    Quanto mais o consumidor se sentir interessado por sua marca, e reconhecer que seus conteúdos são relevantes para o seu dia a dia, mais esse cliente irá consumi-lo e recomendá-lo, isso irá gerar uma base sólida de clientes que cada vez mais engajados trarão novos clientes e resultados as suas campanhas.

  3. VENDAS AUTÔNOMAS

    Quando um cliente se sente engajado e confia na marca, a sua venda está muito bem encaminhada. Antigamente se falava muito sobre a publicidade boca a boca, já que as pessoas não tinham acesso a informações tão dinamicamente como hoje, acabavam por comprar de alguém por meio de indicações, o que se formos pensar bem ainda é uma forma de engajamento nos tempos de hoje.

    Porém, o Marketing de Conteúdo busca construir uma relação mais sólida com seus clientes, o que faz com que eles se sintam mais seguros e confortáveis para realizar ações de compra de forma autônoma, gerando negócios rentáveis e recorrentes.

  4. VENDAS RECORRENTES

    Falando em vendas, uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem realizada, que gere engajamento, passe confiança e conquiste os clientes, é capaz de gerar vendas recorrentes.

    Clientes que já compraram antes tendem a comprar mais vezes de sua empresa. Isso é a fidelização do cliente e a aceitação da marca no seu dia a dia.


  5. DEFENSORES DA MARCA

    Clientes que se sintam apaixonados pela marca se tornam DEFENSORES dela, e isso trás inúmeros benefícios.

    É comum, em tempos de “cancelamentos”, algumas empresas cometerem erros em suas comunicações ou até mesmo em processos que outrora não cometeriam, afinal, por trás das empresas existem funcionários HUMANOS que podem ou não cometer erros.

    A Internet hoje em dia acabou por dar voz a muita gente e nem sempre a voz a ser ouvida é a melhor para aquele momento, e a influência negativa que isso pode causar tende a prejudicar negócios e em alguns casos até mesmo destruir a reputação da empresa.

    Por isso proporcionar ao cliente a melhor experiência de compra, ser SINCERO e CLARO à respeito de benefícios e ZELAR para que seu cliente receba de forma CLARA o que você quer passar por meio de sua comunicação é vital nos dias de hoje.

    E contar com uma base de clientes ENGAJADA e DEFENSORA da marca, pode te ajudar caso algum erro seja cometido. Mas não pense que não precisa fazer sua parte também! Caso um erro seja cometido e que impacte negativamente o seu negócio, busque de formar URGENTE a resolução desse problema e deixe claro aos seus clientes as medidas que foram tomadas para tal.

Olha quanta coisa de valor falamos nesse post! Como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing podem fazer a diferença na sua comunicação e estratégias a seguir com seus clientes.

Certamente tudo que falamos aqui te deixará mais pronto e motivado para aplicar em seu negócio. Que nossa parceria possa se estender mais e mais ao longo do tempo e que possamos cada vez mais gerar juntos negócios rentáveis e recorrentes.

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Te vejo no próximo artigo. Bons negócios!

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