Como vender mais pelo Instagram?

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, e como tal é normal que gere mais interação entre o público e marcas. Mas você sabia que tem como vender mais pelo Instagram e gerar muito lucro com isso? Nos acompanhe!

Atualmente o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, e para empresas que estão começando e querem se destacar no cenário online isso é um dado muito importante, já que quanto mais pessoas possuem acesso a este canal, mais oportunidades podem surgir. Até porque desse 1 bilhão todo o Brasil só perde para os EUA estando em segundo lugar com o maior número de usuários.

E para você que vai começar a usar o Instagram de forma comercial, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar a vender mais e gerar novos negócios.

  • CAPRICHE NA BIO

A Bio, ou biografia, é o seu cartão de visitas no Insta. Nela precisam constar alguns detalhes importes para que seu público entenda e reconheça quem você é.

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Primeiro de tudo, tenha uma foto ilustrando quem você é, ou do que se trata esse perfil. Nada de colocar uma foto de gatinho fofinho ou uma paisagem linda sem que a mesma seja relacionada ao seu negócio.

Faça um pequeno resumo sobre sua empresa e utilize a seu favor coisas que sejam importantes para o seu consumidor, que aqui no Insta se tornarão seus seguidores.

Além disso, disponibilize o link do seu site ou crie um Linktree para poder disponibilizar outros links de acesso a conteúdos relevantes para o seu negócio.

Utilize também CTAs (Call to Action) para levar os seus seguidores a gerarem uma ação.

  • CAPRICHE NAS POSTAGENS E TENHA FREQUÊNCIA
  • No Insta a imagem conta muito! Isso é um fato.

    Ter um perfil bem alinhado e que apresente imagens de qualidade tornam a navegação do usuário mais atrativa, o que por consequência pode gerar cliques, likes e novos seguidores.

    Outra coisa importante é manter a frequência de postagens. Não existe um número mágico ou ideal que irá te fazer da noite pro dia gerar mais resultados, mas para quem está começando a frequência é tudo!

    Não precisa começar postando 50 fotos apenas num dia, crie um calendário de postagens e defina horários, datas e quantidade de posts que irá fazer. Se você está começando agora o ideal é que tenha pelo menos de uma a 3 postagens por semana, em dias alternados. E depois com o tempo e aumento de seguidores e engajamento você aumenta também a quantidade de postagens, de forma gradual, nada de exagerar.

  • REDE SOCIAL É PRA SOCIALIZAR
  • Muitas empresas não entendem isso, a rede social é um lugar para socializar! O nome já diz tudo.

    Então, seguir perfis que sejam relacionados ao seu nicho de atendimento, influencers que sejam importantes para o seu negócio e até mesmo empresas do mesmo ramo é importante para que o próprio Insta te recomende para o seu público-alvo.

    O algoritmo da plataforma começa a te notar quando você se faz notável, e isso só funciona de uma forma: Interagindo.

    Quanto mais você interagir nesse começo, melhor! Porque assim você mostra ao Instagram que está ali para construir uma audiência e gerar relações duradouras com seus seguidores.

    E isso fará com que seja mais recomendado, gerando tráfego orgânico e alcance maior das suas postagens dentro da plataforma.

  • STORYS E RELLS SÃO IMPORTANTES
  • Atualmente as pessoas consomem informação de forma constante e absurda, são vários os meios para consumir informações e todos brigando pela audiência. E uma das formas mais práticas e rápidas para este consumo são os Storys e Rells (vídeos curtos) do Instagram.

    Com o fenômeno do TikTok, que revolucionou a forma como consumimos conteúdos diminuindo o tempo de exibição, as outras redes sociais começaram a apostar também nos vídeos curtos.

    1 minuto ou menos, esse é o tempo chave para que você receba interações com os vídeos e seja capaz de convencer a sua audiência a realizar uma ação, seja ela de compra ou não.

  • HASHTAGS FORTES E HASHTAGS DE APOIO
  • As Hashtags são importantíssimas em estratégias de crescimento dentro do Insta, elas conseguem mapear para os usuários assuntos relevantes e que possam se relacionar com o conteúdo que ele consome dentro da plataforma.

    Para uma estratégia de crescimento o melhor é utilizar dois tipos de Hashtag:

    Hashtag forte
    Aquela que norteia o seu nicho, que está presente e sendo utiliza por praticamente todo o mercado, e que orienta o público quanto ao que se espera dentro da postagem. Exemplo:

    #tecnologia #saudeebemestar #blog #futebol #filmeseseries

    Esse tipo de Hashtag são mais utilizados pelos usuários o que torna elas as tags de referência e relevância dentro da estratégia, são fortes para indicativo e te colocarão no mesmo pote que outros usuários que pesquisem sobre esses termos.

    Hashtag de apoio
    Vamos considerar o seguinte cenário: Enquanto uma tag forte recebe menções de 1 milhão de usuários, as tags de apoio recebem menções de mil usuários. Olhando por esse modo é assustador pensar que essas tags podem te fazer crescer mais, afinal recebem 1000 vezes menos menções, certo? ERRADO!

    Disputar uma fatia de mercado de muita disputa pode te fazer travar o crescimento do seu perfil e com isso a frustração em não gerar novos negócios.

    Já atacar em uma fatia menos disputada e que ainda assim possui audiência pode te gerar um retorno muito maior e mais qualificado. Exemplo:

    #tecnologiaparapequenasempresas #secuidemaiseprolonguesuavida #comocresseromeublog #futebolpaulista2022 #filmeseseriesparaassistiranoite

    Esses são exemplos de tags de apoio, com menos concorrências e que geram audiência ao seu perfil, já que por terem menos menções a chance do seu conteúdo chegar a essas pessoas que consomem essas tags é muito maior.

  • INSTAGRAM ADS
  • Investir no Instagram ADS é importante, mas não adianta de nada se você não tiver uma frequência e hábitos de uso dentro da plataforma.

    Obviamente, quanto falamos de tráfego pago a geração de LEADS qualificados a audiência é muito maior, afinal estamos pagando para isso. Mas de nada vale se você não tiver um perfil atrativo, que tenha frequência e gere conteúdos relevantes ao seu público.

    Investir de cara e achar que só por isso está fazendo a coisa certa é um tiro no pé e desperdício de dinheiro. Antes de tudo, comece a criar seu público, utilize constantemente o Insta e interaja com seu consumidor, crie conteúdos relevantes e postagens atrativas, aí sim você estará preparado para iniciar no tráfego pago e poderá colher mais frutos.

  • EVITE AUTOMAÇÕES E SEGUIDORES FANTASMAS
  • Além de ser PROIBIDA dentro da plataforma e poder gerar bloqueios e banimentos a conta, a automação pode trazer uma consequência pior: SEGUIDORES FANTASMAS.

    Existem milhares de ferramentas internet a fora que oferecem o aumento rápido de seguidores no Insta, ou seja, você comprar seguidores.

    Essa tal “compra de seguidores” é o maior tiro no pé e o maior erro que muitas empresas cometem na ânsia de se tornarem mais relevantes dentro da plataforma, e com certeza mais atrapalha do que ajuda em um processo de construção de audiência e geração de LEADS.

    “Ah, mas quanto mais seguidores eu tenho, mais fácil eu ser notado…”

    Você não está errado se pensa assim, mas o erro é achar que contas inexistentes e que só servem para aumentar o número de seguidores vão te ajudar, aí sim você está errado.

    Chamamos isso de métrica de futilidade. Pois, você terá muitos seguidores, mas nenhuma audiência e nenhum consumidor. E para gerar negócios não é isso o que você procura, certo?

    Então não caia no GOLPE DO VIGÁRIO e não acredite em almoço grátis. Aplique suas estratégias de forma correta e gere uma audiência confiável e assídua, que se tornará em LEADS e por consequência vendas para o seu negócio.

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