5 Principais plataformas de licitação do Brasil

No artigo de hoje vamos falar a respeito das 5 principais plataformas de licitação do Brasil! Então, se você está começando a licitar e não sabe qual plataforma utilizar, fique conosco até o final e veja quais as plataformas e como podem gerar negócios a sua empresa.

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O que são plataformas de licitação?

Plataformas de licitação são sistemas digitais ou online utilizados para facilitar e gerenciar o processo de licitação. Licitação é um procedimento formal no qual organizações governamentais ou empresas privadas solicitam propostas de fornecedores para a aquisição de bens e serviços.

Aliás, as plataformas de licitação modernas permitem que todas as etapas do processo de licitação sejam realizadas eletronicamente. Isso inclui a publicação dos editais de licitação, a submissão das propostas pelos fornecedores, a avaliação das propostas, a comunicação entre os participantes e a divulgação dos resultados.

Além disso, essas plataformas geralmente são desenvolvidas para garantir transparência, competitividade e eficiência no processo de licitação. Elas ajudam a reduzir custos administrativos, eliminam barreiras geográficas e facilitam o acesso a informações sobre oportunidades de negócios.

Quais as principais plataformas de licitação do Brasil?

Separamos 5 das principais plataformas de licitação do Brasil, em seguida falaremos um pouco mais a respeito delas, confira:

1. Compras.gov

Em primeiro lugar na nossa lista das 5 principais plataformas de licitação do Brasil está o Portal de Compras do Governo Federal, popularmente conhecido como Compras.gov ou Comprasnet.

Nele o usuário poderá encontrar a divulgação de editais e compras realizadas pelo Governo Federal, bem como participar de pregões eletrônicos ou cotações. Além disso, Compras.gov é um sistema único, com integrações que permitem a operação e controle de todas as etapas dos processos de licitação.

Dessa forma, o processo fica mais prático e objetivo. O que garante transparência, competitividade e eficiência no processo de licitação.  

2. Licitações-e

Em segundo lugar na nossa lista está o Licitações-e, um portal de licitações eletrônicas feito pelo Banco do Brasil para compras e contratação de serviços. Além disso, é por meio do Licitações-e que são lançadas as licitações do Banco do Brasil, uma das maiores instituições financeiras do país.

Aliás, um ponto a se mencionar do Licitações-e, é que ele não é um portal gratuito. Ou seja, para realizar o cadastro dentro da plataforma é necessário o pagamento de uma taxa. Para saber mais sobre o cadastramento, clique aqui.

3. BEC – Bolsa Eletrônica de Compras

Seguindo a nossa lista temos a Plataforma BEC (Bolsa Eletrônica de Compras), que serve como ambiente eletrônico de negociações, compras e contratações de bens e serviços da Admnistração Púbilica Direta e Indireta do Governo do Estado de São Paulo, das Entidades e dos Municípios Paulistas conveniados.

Por meio da BEC, é possível participar de licitações para compras e contratações de bens e serviços. A BEC funciona de forma em que o Órgão da Administração Pública cadastra sua necessidade de compra e, em seguida, as empresas fornecedoras que atendam os requisitos do edital possam ofertas suas propostas para aquele edital especificamente.

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4. Portal de Compras de Minas Gerais

O Portal de Compras de Minas Gerais é uma plataforma robusta e completa, nele é possível consultar editais de licitação, participar de pregões eletrônicos e ainda se manter informado a respeito das novidades do Estado por meio da própria Secretária de Planejamento de Minas Gerais.

Para se cadastrar no Portal de Compras de Minas Gerais é necessário efetuar um cadastro de usuário como uma pessoa natural, podendo ser pessoa física ou jurídica. Aliás, este será o representante do fornecedor perante ao CAGEF (Cadastro Geral de Fornecedores de Minas Gerais).

Para saber mais,clique aqui.

5. SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativa do Governo)

Em conclusão a nossa lista com as 5 Principais plataformas de licitação do Brasil está o SIGA. Na verdade, poderíamos dizer os SIGAs, afinal, este sistema está presente em diversos estados do Brasil. Mas, para que conheçam um pouco mais sobre a Plataforma, falaremos exclusivamente do SIGA relacionado ao Estado do Espírito Santo.

De acordo com a própria plataforma: “O objetivo do SIGA é fortalecer a gestão administrativa por meio de uma ferramenta corporativa, com abrangência em todos os Órgãos e Entidades do Poder Executivo Estadual.”

Além disso, “O SIGAfoi adquirido pelo Governo do Estado do Espírito Santo por meio da Concorrência Pública nº 001/2007. A sua implantação teve início em 2009, sob a gestão da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos – SEGER, com aceite definitivo do sistema em novembro/2014.”

Para se cadastrar na plataforma SIGA e participar de pregões eletrônicos e licitações, clique aqui.

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