O que é Marketing Emocional?

Já imaginou ter o seu cliente tão engajado com o seu produto ou a sua marca que literalmente parece que ele é apaixonado por eles? Pois é, por essa razão surgiu o Marketing Emocional.

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O Marketing Emocional nada mais é do que uma estratégia que utiliza do apelo da emoção para convencer alguém a tomar uma ação. Em muitos casos ele é utilizado para gerar interesse no público-alvo e fazer com que esse público desperte o interesse por aquilo que está sendo propagado.

No processo simples de comunicação existem 3 pontas:

Emissor – Quem emite a mensagem
Meio – Por onde essa mensagem é emitida
Receptor – Quem recebe a mensagem

Na estratégia de Marketing Emocional a mensagem que o emissor envia para o receptor deve ser baseada em sentimentos de ligações fortes, que crie um laço entre ambos.

Alguns sentimentos são mais comuns, como: Amor, alegria, excitação, orgulho, raiva e até mesmo inveja. Nem sempre o sentimento que queremos que alguém sinta para levar a uma ação devem ser sentimentos bons.

A raiva e a inveja são sentimentos que denotam desejo e impulsividade, e isso são reações positivas num processo de venda.

Não quer dizer que você precisa sair por aí provocando o seu cliente de qualquer forma, ou esbanjando pra cima dele, longe disso. Quem trabalha com suas comunicações baseadas em raiva e inveja precisa saber muito bem como explorar esse tipo de sensação, se não ao invés de criar consumidores, irá colecionar inimigos.

Outro ponto importante dentro do Marketing Emocional é a utilização dos gatilhos mentais, ferramentas da comunicação que despertam algum sentimento no receptor.

Os gatilhos mentais mais famosos são:

História
Quando o emissor conta uma história, real ou fictícia, que seja convincente ao público-alvo e crie um laço nostálgico entre eles, o que fará com que o público se sinta mais próximo através de suas experiências pessoais.

Autoridade
Aqui o emissor se porta como uma autoridade do assunto, alguém que entenda de fato o que está falando e crie uma relação de confiança entre ele e sua audiência.

Curiosidade
Aqui vai um exemplo bem simples: “DESCUBRA ESSE METÓDO NOVO QUE FAZ SUA CHANCE DE GANHAR NA LOTERIA AUMENTAR EM 3x.”

Vai me dizer que você nunca sonhou em ganhar na loteria? Claro que já, eu também! E é isso que nos deixa curiosos em saber como é possível aumentar em 3x a nossa sorte.

No caso do gatilho da curiosidade o foco é esse, despertar no outro a curiosidade em descobrir do que aquele assunto está tratando, o que pode levar a uma ação de compra ou cadastro de clientes.

Necessidade
O nome já diz tudo! Todos nós temos necessidade de algo, e essas necessidades são as mais variadas! Eu não estou tratando apenas das necessidades básicas como se alimentar, se vestir, sobreviver. Estou falando mesmo das nossas necessidades de aceitação, de empoderamento, de conhecimento, de evolução e por aí vai.

Utilizar as necessidades, ou como chamamos dentro do Marketing, a DOR do público-alvo como fonte de nossa comunicação é um atrativo PODEROSO na hora de levá-lo a tomar uma ação.

Escassez
Este gatilho mental é um dos que, de todos que falamos até aqui, é mais utilizado em estratégias de venda no mercado de varejo.

“ÚLTIMAS UNIDADES”, “NÃO DEIXE PARA AMANHÔ, “QUEIMA DE ESTOQUE”

Todos esses exemplos geram no público-alvo a sensação de escassez, que caso ele não compre naquele momento não existirá outro momento para comprar.

E a escassez é um dos MEDOS mais latentes do ser humano, o que a torna uma DOR muito forte a se explorar.

Existem outros tipos de gatilhos mentais, mas isso fica para um próximo conteúdo.

Voltando a falar sobre a estratégia de Marketing Emocional, existem alguns pontos chaves que você precisa saber antes de aplicar ao seu negócio, tais pontos são:

1. Quem é o meu público-alvo?
Você precisa ter bem definido quem é seu público-alvo, para quem você quer vender.

2. Como posso falar com eles?
Análise que tipo de tom você usará em suas comunicações. Se você será mais amigável, mais sério, como sua mensagem será repassada ao público de forma que ele entenda o que quer comunicar.

3. Quais os canais de comunicação que usarei para me comunicar com ele?
Defina por onde você quer falar com seu cliente. Redes sociais, telefone, e-mail, chat. O importante é saber como estabelecer essa conexão.

4. Quais os seus gostos, do que ele tem medo, o que o preocupa?
Entenda as dores do seu público, análise do que ele precisa.

5. A dor dele, pode ter cura com meu produto?
Entregue a ele a solução do problema, afinal é isso que ele está procurando.

6. Onde ele pode encontrar o meu produto?
Se for na sua loja, mostre como chegar, seja on ou off-line, o importante é ele saber onde pode encontrar o seu produto.

7. Como ele pode pagar o meu produto?
Deixe claro as formas de pagamento para a aquisição do produto. Muitos clientes desistem da compra por não terem claras as formas de pagamento.

8. O que mais ele pode comprar da minha empresa?
Se ele comprou uma bicicleta, por exemplo, ele pode comprar um capacete, um squeeze… Aqui a criatividade em oferecer produtos que sejam relacionados com aquele que ele está comprando pode te render mais do que estava esperando.

9. Que benefício extra ele terá ao adquirir o meu produto?
Ofereça garantia, um programa de pontos ou fidelidade, algo a mais para que ele se sinta valorizado por comprar com você.

10. Para quem mais ele pode indicar o meu produto?
Se ele ficar tão contente comprando quanto você vendendo, ele irá te indicar para outras pessoas. Busque incentivar essa questão da indicação, ela pode te trazer resultados impressionantes.

Esses pontos são de extrema importância quando falamos no Marketing Emocional, afinal o que queremos é gerar relação com nossos clientes e assim torná-los mais próximos e engajados.

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