Fiz o orçamento, e agora? A importância do retorno ao cliente

Para se entender a importância do retorno ao cliente devemos primeiro pensar que existe a possibilidade de você estar perdendo dinheiro por conta disso. Entenda mais abaixo.

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Oba! Chegou um novo pedido de orçamento.

Essa sensação para um vendedor faz parte do seu dia a dia e com certeza anima qualquer um, tanto quanto vender. Só que essa mesma empolgação pode se tornar em frustração.

Num processo de vendas estruturado e efetivo, a venda se inicia na prospecção, passa para o atendimento, depois a venda em si e termina ou recomeça no pós-venda.

Mas, como em qualquer outro processo, existe a possibilidade de ruídos existirem e dos passos se perderem ou esticarem com o passar do tempo.

“Como assim se esticarem? Ruídos?”

Calma, nós explicaremos!

Ruído é tudo aquilo que pode atrapalhar um processo e desviar a atenção das tarefas a serem executadas. Já o esticamento do processo é o tempo maior para que um atendimento se transforme em uma venda efetivamente.

A falta de retorno ao cliente pode ser considerada um ruído durante o processo de vendas e atrapalhar o andamento do fechamento.

Veja bem, você prestou todo atendimento, tirou as dúvidas, enviou o orçamento e parou por aí. Esse parou por aí é o que pode estar fazendo você perder dinheiro, afinal você driblou o time todo, inclusive o goleiro, e na hora de tocar para o gol, parou.

Hoje em dia muitos vendedores e até mesmo muitos times de venda não têm essa visão da importância do retorno ao cliente e como isso pode impactar o resultado das metas no final do mês.

Enviar um orçamento e deixar o cliente sem o retorno adequado é abrir uma brecha para que o mesmo procure outras opções ou até mesmo procure um outro vendedor que execute o processo de forma diferente da sua.

Isso quer dizer que a chance dele vender para o seu cliente é altíssima.

Então lembre-se: Se você não quer perder vendas e quer atingir os seus resultados de forma efetiva, o retorno ao cliente deve se tornar um processo PRIMORDIAL em todos os seus processos de atendimento e vendas.

Essa é a dica de hoje e aqui no nosso blog temos muito mais dicas a respeito de vendas que podem te auxiliar cada vez mais a atingir os seus resultados.

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Bons negócios!

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