Como vender mais pelo Whatsapp?

Aproveite essas dicas e aprenda como vender mais pelo Whatsapp.

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No mundo de hoje o Whatsapp se tornou o maior aplicativo de comunicação que existe, só no Brasil são mais de 120 milhões de usuários, o que equivale a 10 vezes o número de pessoas residentes na mais populosa capital do nosso país, São Paulo, segundo dados do IBGE.

Por ser uma ferramenta de fácil acesso, gratuita e estar presente em nossas vidas, o Whatsapp se tornou uma forma simples de se comunicar com clientes, criar relacionamentos e gerar novos negócios.

Então, se você ou sua empresa ainda não utilizam essa ferramenta como meio de comunicação com seus clientes ou precisa de uma ajuda em como vender mais pelo Whatsapp, veja nossas dicas abaixo e potencialize seus resultados.

  • TRAGA O CLIENTE PARA MAIS PERTO DE VOCÊ

Antigamente a melhor forma de manter seu cliente perto de você era estar sempre em contato com ele, seja por uma visita ou uma ligação de negócios, hoje em dia não é muito diferente, porém com a correria do dia a dia e o distanciamento imposto pela pandemia do Corona Vírus o Whatsapp se tornou uma forma de se manter por perto dos clientes.

Diversas empresas e vendedores de sucesso utilizam o Whatsapp como meio de comunicação institucional, ou seja, fazer da ferramenta o seu principal canal de notícias com os amantes da marca. Isso faz com que o cliente sempre tenha em primeira mão os principais acontecimentos da empresa e as principais promoções e ofertas, gerando engajamento e maior conversão de seus negócios.

  • NÃO FAÇA SPAM

Achou que spam era somente uma questão de e-mails né? Errado!

A prática de spam no Whatsapp é coisa séria, ainda mais com as novas leis de proteção de dados do usuário (LGPD), e pode ocasionar processos e sanções até mesmo do próprio aplicativo para quem o fizer, então tome cuidado e oriente seu time de vendas a respeito da importância de não se cometer spam e/ou não importunar clientes que não queiram ser contatados por meio da ferramenta.

  • UTILIZE OS STATUS

Utilizar a ferramenta de status dentro do Whatsapp pode ser um caminho para atrair clientes inativos a uma nova compra. Afinal, nem sempre queremos falar com nossos contatos, mas se algo em seu status nos chama a atenção, por que não falar a respeito?

Com vendas é a mesma coisa! Crie status interessantes que gerem desejo no seu cliente e façam com que aquele contato interaja com você, assim ficará mais fácil para que você crie novas oportunidades de vendas.

  • CONVERSE SOBRE O QUE FOR NECESSÁRIO

Falar com seus clientes é importante, assim como manter uma boa relação com eles, mas lembre-se: O Whatsapp é uma ferramenta para facilitar o seu atendimento a este cliente, não um meio de comunicação para que sejam tratados assuntos supérfluos ou fora do contexto profissional.

Já vi muita gente cometendo esse erro: “Ah, mas o cliente e eu somos amigos!”

Ok, você pode ser amigo do seu cliente, mas profissionalmente falando não é legal tratar de assuntos que não condizem com negócios em seu Whatsapp comercial.

Tratar bem o cliente, de forma cordial e sem formalidades extremas é válido e gera uma relação melhor com ele, mas não se esqueça que antes de ser o seu amigo ele é o seu cliente, ou melhor dizendo, o cliente da sua empresa! Então evite assuntos paralelos que possam prejudicar essa relação comercial entre o cliente e a empresa.

  • UTILIZE O WHATSAPP WEB

Nem sempre o celular é o meio mais fácil de se utilizar o Whatsapp, principalmente no ambiente empresarial, alguns funcionários acabam perdendo o foco com o celular na mão e utilizando aplicativos que não condizem com as ferramentas de trabalho.

Existem duas formas de evitar isso, a primeira é que cada funcionário do seu time de vendas tenha o seu próprio telefone comercial e que neste telefone tenha somente o Whatsapp instalado como aplicativo de uso. Isso evita distrações desnecessárias e faz com que a ferramenta seja apenas para se comunicar com os clientes.

Outra coisa que você pode fazer, e aqui é mais uma sugestão de OURO, é utilizar o Whatsapp Web para o atendimento por meio da ferramenta. Isso faz com que o funcionário tenha acesso ao Whatsapp no computador e possa não somente falar com seus clientes, mas encaminhar arquivos de promoções, orçamentos, links de compra e pagamentos, e muito mais.

É uma forma da gestão poder ter acesso também ao que o funcionário está tratando com o cliente durante o seu dia a dia de trabalho, e facilita a comunicação também, deixando mais ágil o acesso a arquivos do cliente e orçamentos.

Essas foram algumas dicas importantes para que você possa começar a vender mais e de uma forma melhor pelo Whatsapp. Utilize a ferramenta não somente com esse propósito, crie também relações duradouras com seus clientes, os mantendo engajados com sua marca e gerando uma rede de compartilhamento de ofertas e indicações, assim poderá gerar mais negócios e transformar a ferramenta num canal de sucesso dentro da organização.

Deixe no campo de comentários a sua experiência com o uso do Whatsapp como ferramenta de vendas, e caso queira falar conosco por lá é só chamar aqui! Estamos a disposição para atendê-los e ajudar com os orçamentos para sua empresa.

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