Importância do suporte pós-venda (nós auxiliamos)

A fidelização do cliente.

O mercado nesse momento pós pandêmico sofre mudanças constantes. Os clientes estão mais atentos e exigentes na hora de investir. Consequentemente, as empresas estão redobrando a atenção ao cliente e redesenhando o que podem oferecer em diferenciais e serviços. 

Na hora da venda, primeiramente o cliente procura por suas marcas favoritas e nesse primeiro cenário, a única diferença entre uma revenda e outra é o preço ofertado. Em seguida, ele vai procurar entender se esse é mesmo o produto que pode satisfazer suas necessidades. 

O segredo está em captar seu cliente na hora do atendimento, mostrando interesse e expertise no produto que você está vendendo. Treine sua equipe, estude os cenários mais comuns, estejam preparados para atender. Não se trata só de vender um produto, e sim, proporcionar uma experiência completa, que ele saia da sua loja bem orientado e com seu problema solucionado.

Mas não pense que o processo de venda acaba aí.  

A experiência de compra perfeita inclui um processo importantíssimo: o Pós-venda. Geralmente aqui acontece a real fidelização do cliente. 

O suporte Pós-venda é o ponto chave para se destacar no mercado atual, mas também é essencial para que seu cliente indique sua loja. É basicamente o relacionamento com o seu cliente após o processo de venda do produto. 

Esse é o nome que se dá ao serviço que se baseia na assistência ao cliente mesmo após a compra do produto. É o compromisso firmado com o consumidor que lhe dá garantias de atendimento caso houver complicações com processos ou com o próprio produto; correções de eventuais defeitos e auxílio em problemas.

É também uma forma de garantir a qualidade e o bom funcionamento do produto/serviço. Como quem diz “confiamos no que vendemos, então garantimos suporte se houver problemas”.  Essa assistência torna o negócio mais humano e confiável. 

Como implantar o Pós-venda no seu negócio.

O Pós-venda começa assim que o produto é comprado. É importante manter os dados do cliente atualizados e o histórico de relacionamento com a loja: vendedores que o atenderam, histórico de compras, de chamados, feedbacks, produtos adicionados ao carrinho, e-mails, etc. 

Com tantas informações salvas sobre o cliente, você pode usar o marketing digital ao seu favor. Quando se trata do pós-venda, envie e-mails informativos sobre o produto que ele comprou: vantagens, dicas de como usar, tutoriais educativos, informações sobre suporte.  

A comunicação é essencial no Pós-venda, por isso, mantenha os canais acessíveis e o índice de resposta e solução, rápidos. Opte por canais populares como telefone, e-mail e redes sociais. Os colaboradores que irão atender precisam estar treinados para solucionar os problemas, por isso mapeie dúvidas comuns dos seus clientes. Não só as dúvidas, como também os elogios, problemas, reclamações, opiniões. 

Então chega a hora de mensurar os feedbacks e esses podem trazer muitos insights para ações Pós-venda. Esses dados dizem muito sobre a satisfação do consumidor e é indispensável para que qualquer negócio cresça.

Dependendo do produto/serviço que a loja oferece, é interessante manter opções de seguro de falhas ou danos. Muitas marcas oferecem contratos genéricos de garantia, mas você pode projetar soluções específicas para seu caso diretamente com seu fornecedor.

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Vantagens do atendimento Pós-venda.

  • Visão geral da satisfação do cliente quanto ao produto/negócio.
  • Identificação de problemas no produto/atendimento. Oportunidade de melhorias.
  • Estratégias de marketing digital podem te fazer vender mais.
  • Melhora na satisfação do consumidor, mais ele te indicará.
  • Mantém a credibilidade e reputação do seu negócio.
  • Gera diferencial competitivo e fideliza o cliente.
  • Maximiza o lucro da empresa.

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